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04 boas práticas para fazer backup dos endpoints da sua empresa
Siga estas etapas críticas para minimizar as ameaças aos dados em ambientes altamente móveis.
O risco de perda de dados pode tirar o sono de qualquer gerente de TI. Os dados que desaparecem podem causar grandes gastos e até graves danos à credibilidade de uma empresa e afetar significativamente a produtividade de funcionários e grupos de trabalho individuais.
Os usuários finais são particularmente vulneráveis, com riscos constantes: erro do usuário; Modificação de dados não autorizados ou outras ações mal-intencionadas; além de dispositivos móveis sendo danificados, perdidos ou roubados.
A grande quantidade de trabalhadores móveis e a adoção de programas BYOD aumentam o desafio. Os dados críticos e até sensíveis vagam por fora e sobre os pontos de extremidade nem sempre sob o controle direto da equipe de TI de uma empresa.
Embora os backups possam envolver apenas a cópia de arquivos regularmente para uma unidade USB ou serviço de compartilhamento de nuvem, as estratégias mais eficazes abrangem muito mais. É importante começar com políticas operacionais atualizadas e, em seguida, garantir a integridade e a segurança dos dados em todos os dispositivos autorizados.
Melhores práticas e soluções tornarão esses backups mais simples, certos, compatíveis e completos.
Para fazer isso, é necessário incorporar essas táticas para ajudar a bloquear a segurança do ponto final:
1. Torne o backup simples e automático para usuários
Os usuários finais devem cumprir os requisitos de backup específicos da empresa, mas não devem ser responsáveis por implementá-los.
Embora seja aceitável que os usuários façam cópias de trabalho com uma unidade flash ou on-line (se seguro e dentro da política), a empresa deve exigir que os funcionários se conectem regularmente à rede corporativa para backups.
As soluções de backup devem ser automáticas e transparentes na melhor das hipóteses e, pelo menos, fácil – idealmente, sem necessidade de interação do usuário. A equipe de TI deve treinar os usuários sobre como restaurar informações, a menos que a TI atenda essa função em nome dos usuários.
2. Backups da nuvem mantêm os dados seguros
Hoje é fácil usar nuvens públicas e privadas para backup, com uma grande variedade de produtos e serviços econômicos disponíveis.
A nuvem também tem uma enorme vantagem em relação aos volumes de backup locais: a tecnologia minimiza as perdas que podem ocorrer devido a eventos como incêndio, inundação, roubo e problemas de segurança física relacionados. Também pode ser desejável, em alguns casos, usar duas soluções de backup simultaneamente para o armazenamento local e na nuvem – a abordagem suspensórios e cinto.
3. Gerenciamento de dispositivos móveis protege dados corporativos
Use soluções de gerenciamento de dispositivos móveis e gerenciamento de conteúdo móvel.
O backup está integrado na maioria das ferramentas MDM e o MCM usa contêineres de software para isolar dados corporativos, que uma empresa pode fazer backup e gerenciar separadamente dos dados do usuário. Esta é a estratégia BYOD preferida; O departamento de TI não é responsável por dados não corporativos.
4. Faça seus backups completos
Os backups devem ser tão seguros como qualquer outro dado. Isso significa que a criptografia de dados de backup, a autenticação (idealmente dois fatores) e a autorização devem cumprir com a política de segurança.
Para manter a integridade, preserve múltiplas gerações e cópias. Além disso, verifique se os regulamentos específicos da indústria exigem medidas adicionais.
Ao aplicar algumas técnicas simples e econômicas, uma empresa pode percorrer um longo caminho para assegurar a continuidade quando uma cópia de backup é necessária, além de apoiar a prevenção de perda de dados e a recuperação de desastres.
Por: Craig J. Mathias, BizTech
Fonte: https://biztechmagazine.com/article/2017/08/4-best-practices-backing-endpoints-your-business