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04 boas práticas para fazer backup dos endpoints da sua empresa

04 boas práticas para fazer backup dos endpoints da sua empresa

Siga estas etapas críticas para minimizar as ameaças aos dados em ambientes altamente móveis.

O risco de perda de dados pode tirar o sono de qualquer gerente de TI. Os dados que desaparecem podem causar grandes gastos e até graves danos à credibilidade de uma empresa e afetar significativamente a produtividade de funcionários e grupos de trabalho individuais.

Os usuários finais são particularmente vulneráveis, com riscos constantes: erro do usuário; Modificação de dados não autorizados ou outras ações mal-intencionadas; além de dispositivos móveis sendo danificados, perdidos ou roubados.

A grande quantidade de trabalhadores móveis e a adoção de programas BYOD aumentam o desafio. Os dados críticos e até sensíveis vagam por fora e sobre os pontos de extremidade nem sempre sob o controle direto da equipe de TI de uma empresa.

Embora os backups possam envolver apenas a cópia de arquivos regularmente para uma unidade USB ou serviço de compartilhamento de nuvem, as estratégias mais eficazes abrangem muito mais. É importante começar com políticas operacionais atualizadas e, em seguida, garantir a integridade e a segurança dos dados em todos os dispositivos autorizados.

Melhores práticas e soluções tornarão esses backups mais simples, certos, compatíveis e completos.

Para fazer isso, é necessário incorporar essas táticas para ajudar a bloquear a segurança do ponto final:
1. Torne o backup simples e automático para usuários

Os usuários finais devem cumprir os requisitos de backup específicos da empresa, mas não devem ser responsáveis ​​por implementá-los.

Embora seja aceitável que os usuários façam cópias de trabalho com uma unidade flash ou on-line (se seguro e dentro da política), a empresa deve exigir que os funcionários se conectem regularmente à rede corporativa para backups.

As soluções de backup devem ser automáticas e transparentes na melhor das hipóteses e, pelo menos, fácil – idealmente, sem necessidade de interação do usuário. A equipe de TI deve treinar os usuários sobre como restaurar informações, a menos que a TI atenda essa função em nome dos usuários.

 

2. Backups da nuvem mantêm os dados seguros

Hoje é fácil usar nuvens públicas e privadas para backup, com uma grande variedade de produtos e serviços econômicos disponíveis.

A nuvem também tem uma enorme vantagem em relação aos volumes de backup locais: a tecnologia minimiza as perdas que podem ocorrer devido a eventos como incêndio, inundação, roubo e problemas de segurança física relacionados. Também pode ser desejável, em alguns casos, usar duas soluções de backup simultaneamente para o armazenamento local e na nuvem – a abordagem suspensórios e cinto.

 

3. Gerenciamento de dispositivos móveis protege dados corporativos

Use soluções de gerenciamento de dispositivos móveis e gerenciamento de conteúdo móvel.

O backup está integrado na maioria das ferramentas MDM e o MCM usa contêineres de software para isolar dados corporativos, que uma empresa pode fazer backup e gerenciar separadamente dos dados do usuário. Esta é a estratégia BYOD preferida; O departamento de TI não é responsável por dados não corporativos.

 

4. Faça seus backups completos

Os backups devem ser tão seguros como qualquer outro dado. Isso significa que a criptografia de dados de backup, a autenticação (idealmente dois fatores) e a autorização devem cumprir com a política de segurança.

Para manter a integridade, preserve múltiplas gerações e cópias. Além disso, verifique se os regulamentos específicos da indústria exigem medidas adicionais.

Ao aplicar algumas técnicas simples e econômicas, uma empresa pode percorrer um longo caminho para assegurar a continuidade quando uma cópia de backup é necessária, além de apoiar a prevenção de perda de dados e a recuperação de desastres.

 

Por: Craig J. Mathias, BizTech

Fonte: https://biztechmagazine.com/article/2017/08/4-best-practices-backing-endpoints-your-business

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